quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Pão integral com cerveja

Quando vi esta receita de pão integral no livro editado pela Vorwerk Espanha "Pan y Bolleria" não resisti a experimentar quase de imediato uma vez que nunca tinha imaginado usar um ingrediente como a cerveja na elaboração de um pão. Pois o resultado foi surpreendente. Foi o pão integral que ficou mais fofo de todos os que já fiz. E a cerveja não se nota mesmo nada.... Muito bom....



Ingredientes:

1 lata de cerveja

30 g de azeite Clássico Espiga

20 g de fermento de padeiro fresco

250 g de farinha integral

250 g de farinha tipo 65 Espiga

10 g de sal



Colocar no copo da Bimby a cerveja e o azeite e seleccionar 1 minuto à temperatura 37 °C e velocidade 1. Dissolver o fermento programando 5 segundos à velocidade 4.



Adicionar as duas farinhas e o sal e seleccionar 30 segundos à velocidade 6. Amassar durante 3 minutos, copo fechado e velocidade Espiga.



Deixar levedar a massa dentro do copo durante cerca de 1 hora. Quando tiver dobrado de volume retirar a massa com as mãos engorduradas e dar a forma de pequenos pãezinhos.



Deixar levedar mais uma hora até que dobrem de volume e levar ao forno pré-aquecido a 200 °C durante cerca de 30-40 minutos.



2 comentários:

  1. pão com cerveja me deixa bastante curiosa, num fiz.

    este teu ficou com um aspecto muit bonito!

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Fiquei bastante curiosa com esta receita, se o sabor for tão bom como a sua apresentação então este pão fica aprovado de certeza.
    Beijinhos e até breve

    ResponderEliminar