sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Panettone

Andava há imenso tempo para experimentar fazer o Panettone, bolo típico do Natal italiano originário de Milão, cuja forma (alta e um pouco tipo cogumelos) é muito característica.




Apesar de não ter encontrado a típica forma alta de papel, não quis deixar de experimentar e o resultado foi muito bom. De textura mais do género de bolo do que de pão doce, resultou muito bem e comeu-se num instante.



Com esta receita inicio as minhas experiências Natalícias. Esta correu bem... Vamos ver como correm as outras....




Ingredientes:

(Fermento)

40 g de fermento de padeiro fresco

1 colher de sopa de açúcar

2 colheres de sopa de farinha

4 colheres de sopa de água morna



(Panettone)

600 g de farinha de trigo tipo 65

200 g de frutas cristalizadas

100 g de uvas passas

100 ml de leite

100 ml de água

160 g de açúcar

150 g de manteiga à temperatura ambiente

4 ovos

1 colher de café de sal

Raspa de laranja e limão




Preparação do fermento:

Dissolver o fermento na água morna e quando estiver bem dissolvido adicionar o açúcar e a farinha misturando muito bem. Deixar levedar durante cerca de 20 minutos.



Preparação da massa:

Colocar o leite, a água e o açúcar no copo da Bimby e seleccionar 1 minuto à velocidade 2 e temperatura 40 °C. Acrescentar a farinha e misturar durante alguns segundos à velocidade 6.



Verter a massa do fermento e amassar durante 2 minutos à velocidade Espiga.


Adicionar a manteiga, os ovos ligeiramente batidos com o sal e a raspa de laranja e de limão. Amassar de novo durante três minutos à velocidade Espiga. Acrescentar as frutas cristalizadas e as uvas passas.



A massa deverá ficar um pouco pegajosa. Verter para uma forma própria de panetone e deixar levedar cerca de cinquenta minutos coberto com um pano.



Durante este tempo a massa deverá dobrar o seu volume tendo em atenção o momento de encher a forma.



Pincelar com manteiga derretida, fazer uma cruz com uma faca e colocar um pouco de manteiga no centro. Levar ao forno a 180 ºC durante cerca de 45 minutos.



1 comentário:

  1. Gosto imenso de acopanhar o meu pequeno almoço com uma fatia de panettone, este ficou com um interior bem deliciosos, gostei mt!

    beijinhos

    ResponderEliminar