quarta-feira, 5 de maio de 2010

Empada Galega

Mal desfolhei o novo Livro da Bimby e me deparei com esta receita não descansei enquanto não a fiz. Gostamos muito das empadas galegas, apesar de já há algum tempo não as comermos e daí esta vontade de experimentar esta receita. É realmente muito boa.

Ingredientes:
(massa)
50 g de água
50 g de azeite
50 g de vinho branco
1 pitada de açúcar
1 colher de chá
150 g de margarina
1/2 saqueta de fermento seco (5 g)
1 ovo
500 g de farinha
1 ovo para pincelar

Ingredientes:
(recheio)
200 g de mozzarella ralado (não pus, esqueci-me)
100 g de cebola
200 g de tomate (pus polpa de tomate)
30 g de azeite
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
50 g de pepinos em vinagre (não pus)
4 latas de atum
50 g de presunto aos cubos

Preparação da massa:
Colocam-se os ingredientes líquidos no copo, o açúcar, o sal, a margarina e selecciona-se 2 minutos, à temperatura 37 °C, velocidade 1. Acrescenta-se o fermento e selecciona-se 3 segundos à velocidade 4 para misturar bem.
Junta-se o vov, a farinha e program-se 2 minutos à velocidade Espiga. Retira-se e deixa-se levedar até dobrar de volume.

Preparação do recheio:
Coloca-se no copo a cebola, o tomate, o azeite, os pimentos cortados em rodelas e os pepinos. Selecciona-se 5 segundos à velocidade 5 para picar e misturar todos os ingredientes.
Programam-se 5 minutos à temperatura Varoma, velocidade colher inversa.
Acrescenta-se o atum muito bem escorrido e o presunto e selecciona-se 3 minutos, velocidade colher inversa, temperatura 100 °C. Deixa-se arrefecer.

Reserva-se 1/3 da massa para cobrir a empada e estica-se a restante com o rolo. Forra-se um tabuleiro previamente untado com margarina e coloca-se o recheio por cima. Polvilha-se com o queijo ralado e tapa-se com a restante massa.

Fura-se a superficie da massa com um garfo e pincela-se com ovo batido. Vai ao forno pré-aquecido a 200 °C cerca de 20 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário