quinta-feira, 27 de maio de 2010

Dourada ao Sal

Estava com algumas dúvidas quando fiz este prato de peixe. Nunca tinha experimentado e muito menos na Bimby. Também não tinha preparado nenhum plano B para o caso da receita sair mal e não termos almoço. Mas tudo correu lindamente. A receita é do livro Base da Bimby e é muito fácil de preparar. O peixe ficou óptimo e sem dúvida que vou voltar a repetir... desta vez com outro peixe (talvez robalo). Segredo: Não retirar as escamas...


Ingredientes:
1 dourada inteira de 800 g a 1 kg (se não couber cortar um pouco do rabo)
1 1/2 kg de sal grosso
1 l de água

Colocar no recipiente Varoma uma camada de sal e calcar bem. Depois de bem lavado, dispor o peixe por cima e tapá-lo bem com nova camada de sal apertando e calcando bem para tapar por completo o peixe. Tapar a Varoma e reservar.

Colocar a água no copo da Bimby e programar 10 minutos à temperatura Varoma e velocidade 1. Quando terminar, retirar rapidamente a tampinha do copo e colocar por cima a Varoma com o peixe. Programar 40 minutos, à temperatura Varoma, à velocidade 2.

No final, esperar uns minutos para que a temperatura baixe antes de o abrir. Retirar. Partir o sal, retirar a pele da dourada e servir os filetes.

Sem comentários:

Enviar um comentário