segunda-feira, 6 de julho de 2009

Sopa de Peixe

Esta é mais uma receita feita no curso de culinária Bimby a que tive o gosto de assistir. Ficou tão bom que não resisti e logo que tive oportunidade experimentei-a. Muito bom...



Ingredientes:
(Sopa:)
2 ovos
1 l água
60 g de arroz
250 g de gambas
1 folha de louro
500 g de mexilhões
2 caldos de peixe
300 g de filetes de peixe (usei medalhões)
1 colher de coentros picados


(Refogado:)
Pimenta q.b.
70 g de azeite
150 g de cebola
2 dentes de alho
200 g de polpa de tomate
100 g de pimento verde + 100 g de pimento vermelho


Colocar no copo 500 g de água com as cascas e as cabeças das gambas e programar 5 minutos à temperatura 100 °C, velocidade 4. Coar o líquido utilizando o cesto e reservar este Fumet.


Lavar bem o copo e a tampa.


Colocar no copo os pimentos, a cebola, o alho e picar 6 segundos à velocidade 5. Juntar a polpa de tomate e triturar 15 segundos à velocidade 7. Adicionar o azeite e programar 7 minutos à temperatura 100 °C, velocidade 1. No final do tempo, juntar 500 g de água, os caldos, a folha de louro, a pimenta e o caldo reservado (fumet). Seleccionar 7 minutos, temperatura Varoma, Velocidade 1.


Entretanto lavar os mexilhões, envolver os ovos em película aderente e juntamente com o peixe colocar tudo no recipiente Varoma. No final, adicionar o arroz no copo, colocar o recipiente Varoma e programar 15 minutos, temperatura Varoma, à velocidade 1.


Quando terminar retirar o recipiente Varoma, deitar as gambas no copo e deixar repousar 2 minutos (as gambas cozerão neste tempo de repouso).


Colocar os mexilhões e o peixe partido aos bocados numa terrina, deitar a sopa por cima e enfeitar com coentros e os ovos picadinhos.

1 comentário:

  1. Olá, ja provei esta sopa no curso de cozinha. Podes dizer-me se as gambas já estão cozidas (aquele aspecto laranja) ou se são cruas ainda=

    ResponderEliminar